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Pintura de aeronaves

30/06/23

Cores, tipo de tinta, preço: como é realizada a pintura de aviões e helicópteros. Acompanhe a seguir.

Tempo de leitura: 5 minutos  

Por Avantto 

Quanto custa pintar um avião? Quantos litros de tinta são necessários para cobrir um jato comercial? E por que a maioria dos aviões usam a cor branca? 

Apaixonados por aviação sempre têm muitas dúvidas quanto a pintura das aeronaves – sejam aparelhos para fins comerciais ou executivos. Mas, primeiro, é preciso entender as questões técnicas que envolvem o tema. 

Por exemplo, por que a maioria dos aviões são pintados de branco? Os fabricantes usam essa cor por um motivo simples: é a que menos absorve calor e, portanto, aquece menos o interior da cabine.

A tinta é a mesma usada em carros? Não. Elas precisam ser muito mais resistentes. Isso porque as aeronaves têm um nível de exposição ao clima e radiação solar muito superior ao dos veículos terrestres. Além disso, o impacto da chuva em um avião voando a velocidade cruzeiro é absolutamente crítico para a pintura. 

Quantos litros de tinta para pintar um avião comercial? Depende do tamanho. De acordo com a Dean Baldwin Painting, empresa americana que é referência neste tipo de serviço, em geral, aviões maiores como Boeing e Airbus costumam utilizar cerca de 350 litros. 

E quanto custa pintar um avião? Varia conforme o tipo de serviço e do tamanho da aeronave. Nos Estados Unidos, cerca de US$ 200 mil para jatos comerciais e pouco mais da metade para aeronaves privadas. 

Este é um mercado gigantesco também. Em 2020, as empresas que trabalham no setor em todo o mundo faturaram US$ 18,4 bilhões. A estimativa é de que este volume alcance US$ 65 bilhões em 2027. 

A norte-americana Dean Baldwin Painting realizou US$ 35 milhões em projetos de pintura em 2022. Dentre os seus clientes estão a United Airlines e a Delta.  

No Brasil e no mundo, fabricantes de aeronaves e prestadores de serviços de pintura têm buscado inovar quando o assunto é pintura de avião. 

A Embraer conta com um moderno hangar de pintura no interior de São Paulo, de alta tecnologia e sustentabilidade. Desde 2017, a empresa tem criado modelos especiais de sua frota comercial, com pinturas que remetem a animais, para levar a eventos ao redor do mundo. 

Naquele mesmo ano, foi uma águia. Em 2018, um E190-E2 com um imenso tigre pintado na fuselagem desembarcou no Singapore Airshow. Na feira em Farnborough (UK), foi um tubarão bem assustador a cruzar os céus. No ano seguinte, foi a vez de um “tech lion” aterrissar para a LABACE no Aeroporto de Congonhas (SP). 

Companhias aéreas também têm aderido a pinturas extravagantes. Em 2020, a Azul Linhas Aéreas mandou grafitar um de seus jatos de passageiros com uma obra do artista plástico urbano Pardal. O desenho impresso continha 58 cores e precisou de 150 quilos de tinta para ser realizado. 

Na aviação executiva, o padrão é termos jatos com pinturas mais discretas, com tonalidades de cinza, preto, azul e branco sendo predominantes. O que não impede do proprietário escolher projetos mais ousados para a sua aeronave. Em 2020, a Duncan Aviation (EUA) resolveu criar uma obra de arte voadora em um Citation 560 XLS: uma pintura com plantas e rosas, assinada pela artista contemporânea colombiana Nancy Friedemann Sánchez. 

Seja como for, a manutenção da pintura deve ser constante. Não apenas por razões estéticas, mas porque revestimentos externos descascados podem elevar o arrasto aerodinâmico, prejudicando a performance e elevando o consumo de combustível. Além disso, a vida útil de um equipamento tão valioso quanto um avião pode ser abreviada caso estes cuidados não sejam tomados. 

Outro ponto importante é o planejamento do serviço. O processo de pintura engloba a criação do design e a execução em si, o que envolve a retirada de peças móveis, extração total da pintura, lixamento, reparos eventuais na fuselagem, aplicação de primer, das camadas de tinta base, acabamento com os desenhos e reinstalação dos itens removidos. Isso faz com que a aeronave precise ficar fora de operação por um período significativo, exigindo do administrador da aeronave um planejamento minucioso. 

Como fazemos

A Avantto conta com oficinas de manutenção homologadas para realizar este tipo de serviço em nossas aeronaves. Os aviões da frota são pintados preferencialmente na própria fabricante Embraer. Já os helicópteros são atendidos em nossa base, no HBR (SP). 

Um Phenom 300, por exemplo, leva em média de 10 a 15 dias para ficar pronto, dependendo do processo escolhido – se decapagem ou lixamento – e do novo projeto de pintura. O mesmo prazo para o helicóptero Agusta Power. 

Esta manutenção completa é realizada a cada 10 anos. Porém, retoques na pintura são frequentes, visando manter a aparência e a qualidade da aeronave. 

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