“Carros voadores” são atração na Expo eVTOL 2024 - Avantto
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Conheça a Avantto
  • Frota
    • EPIC E1000 GX
    • Phenom 100
    • Phenom 300
    • Legacy 500
    • Esquilo B3 H125
    • Esquilo B4 H130
    • Agusta AW 109
  • Produtos
    • Avantto Share
    • Avantto Single Ownership
    • Avantto Sales
  • Bases Operacionais
  • Avantto Lifestyle
  • Contato

Programas Avantto

Contato

“Carros voadores” são atração na Expo eVTOL 2024

27/05/24

Evento em São Paulo reuniu fabricantes, operadores e empresas de tecnologia, além de players do setor de aviação para debater o futuro da mobilidade aérea urbana. 

Tempo de leitura: 05 minutos

Por Avantto

Os “carros voadores” foram a principal atração do Expo eVTOL 2024, feira sobre veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reuniu fabricantes, operadores e empresas de tecnologia, além de sediar o 2º Fórum eVTOL, com especialistas e players da aviação debatendo sobre mobilidade aérea urbana (UAM, em inglês) e os desafios para que este novo modal se torne uma realidade no Brasil. 
 
No painel “Possibilidades e novos mercados para a operação com eVTOLs no Brasil”, o CEO da Avantto, Rogério Andrade, falou sobre a transformação da mobilidade urbana com a chegada do novo veículo de transporte. 

“As pessoas que vivem nas grandes metrópoles passam cerca de 45 dias por ano paradas no trânsito. Portanto, uma nova alternativa a esse deslocamento diário, que seja aéreo, mais rápido e seguro, sem dúvida, será muito interessante”, afirmou. 
 
O executivo destacou que São Paulo, cidade que possui o maior volume de voos de helicóptero do mundo – cerca de 80 mil por ano, com 410 aeronaves e mais de 200 pontos de pouso – tem uma vantagem competitiva em relação a outras capitais brasileiras e mundiais. 
 
“Os paulistanos já aderiram a essa cultura do voar para o seu deslocamento diário. Além disso, conta com uma malha de voos mais avançada, além dos helipontos, que precisarão ser adaptados, mas já existem”, disse Andrade. 

A Avantto é a maior operadora privada de voos de helicóptero do mundo e, por este ‘know how’, foi procurada pela Eve Air Mobility, divisão de eVTOL da Embraer, para o desenvolvimento de todo o ecossistema de UAM em São Paulo. 

Rogério Andrade, CEO da Avantto, participa de painel sobre os desafios e oportunidades da mobilidade elétrica aérea urbana em evento na capital paulista. Créditos: Divulgação. 

Custo, rotas e oportunidades 
Rogério Andrade apresentou ao público um estudo realizado pela consultoria KPMG sobre a oportunidade de crescimento do mercado de eVTOLs nas principais cidades do mundo. São Paulo e Rio de Janeiro foram contempladas e demonstraram números superlativos. 

De acordo com o levantamento, com o início da operação na capital paulista começando em 2027, o novo modal atenderia 850 mil pessoas por ano, com apenas 48 aeronaves. Caso as premissas de escalabilidade sejam atendidas, esse número poderá chegar a 60 milhões de passageiros e oito mil eVTOLs operacionais em 2040. O Rio teria uma performance menos exuberante, mas igualmente surpreendente: chegaria a 18 milhões de passageiros/ano, com 2,3 mil veículos. 

Para o executivo, as rotas iniciais deverão ser aquelas que ligam o centro financeiro das cidades com os aeroportos do entorno. “Viagens de até 30 km de distância, como entre a Avenida Faria Lima, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, deverão demorar até 15 minutos para serem completadas”, descreveu.  
 

O custo do bilhete? “A expectativa é de que, quando começar a operar, o preço médio do ticket por passageiro será de US$ 100. À medida que o serviço for evoluindo, o custo dessa viagem poderá chegar a US$ 50. Em comparação, o mesmo trecho feito de helicóptero custa, hoje, US$ 300”, afirmou Andrade. 

Feira Expo Evtol 2024 apresentou novidades do setor ao público em São Paulo. Créditos: Divulgação.

Desafios 
O CEO da Avantto apontou ainda os desafios que precisarão ser superados para que a o novo modal possa começar a operar nas cidades brasileiras. O primeiro deles seria a questão da conectividade: uma infraestrutura tecnológica de transmissão de dados altamente eficiente, que permita que os eVTOLs sejam controlados remotamente, sem a necessidade de um piloto a bordo. 
 
A cultura do compartilhamento de viagens também precisaria amadurecer e ser mais aceita pela sociedade. “Este é um comportamento comum nos voos comerciais, mas na aviação privada ainda é muito incipiente”, disse. Outro ponto fundamental diz respeito ao grid elétrico das cidades, que deverá ser mais robusto para suportar a necessidade de recarga das aeronaves. 

“Boa parte do capital levantado para o desenvolvimento da mobilidade aérea elétrica urbana tem se concentrado nos equipamentos. Mas, se observarmos todo o ecossistema, os investimentos em infraestrutura urbana e no controle do espaço aéreo também precisarão ser feitos”, comentou. 

Por fim, Rogério Andrade se mostrou confiante com o potencial dos eVTOLs para a transformação da mobilidade nas cidades. “Se tudo evoluir como se espera, será um modal muito acessível e que transportará um número muito maior de passageiros do que na aviação privada, permitindo com que as pessoas valorizem o seu principal bem: o tempo, seja para fazer negócios ou estar com quem mais importa.” 

Compartilhar:

Sobre a Avantto

  • Marca e Cultura
  • Carreira
  • Relprev

Mundo Avantto

  • Imprensa
  • Avantto Lifestyle
  • Blog

Produtos e Serviços

  • Avantto Share
  • Avantto Single Ownership
  • Avantto Sales
  • Frota

Legal

  • Política de Privacidade

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das últimas novidades, tendências, destinos e eventos que definem o lifestyle da aviação executiva.

    Cadastre-se e eleve sua jornada.


    selos
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de todos os cookies.
    AceitarSaiba Mais
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR