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Por Fabiano Mazzei
Conforto extraordinário, locações paradisíacas, alta gastronomia e amenities assinados por marcas admiradas de wellness ou moda costumam resumir a hospitalidade de luxo nos dias atuais. De fato, este tem sido o roteiro que a maioria dos hotéis de cinco ou mais estrelas têm seguido ao redor do mundo. Entretanto, dentro deste universo de excelência, existe um seleto grupo de empreendimentos que oferecem algo absolutamente exclusivo ao hóspede, capaz de transformar a estadia em uma experiência ainda mais inesquecível: pista de pouso privativa.
São aeroportos particulares construídos dentro de resorts para receber clientes que viajam em suas próprias aeronaves. O diferencial aqui é poder desembarcar a poucos passos do quarto, sem perder tempo com terminais aéreos lotados, espera pela bagagem ou traslados terrestres nem sempre agradáveis.
O número de hotéis com este perfil é bastante restrito. Em geral, estão em destinos só acessíveis pela aviação executiva – uma ilha particular no Oceano Índico, por exemplo – ou em locais fora do mainstream do turismo mundial.
É o caso do The Brando, o resort ultraluxuoso com 35 ‘villas’ a 50 km do Tahiti, na Polinésia Francesa, onde Barack Obama fez o seu retiro de descanso após deixar a presidência dos Estados Unidos. Localizada no Atol Tetiaroa, a ilha – que pertenceu ao ator Marlon Brando, idealizador do projeto do resort – só é acessível pelo mar, claro, ou utilizando a pista de pouso privada.
Em Laucala Island, Fiji – resort criado pelo bilionário austríaco Dietrich Mateschitz, cofundador da Red Bull –, a dinâmica é a mesma: para desfrutar das acomodações debruçadas sobre o mar, do campo de golfe de 18 buracos e da pequena praia particular, de areias finas e brancas, o ideal é utilizar o aeródromo do ilha. A pista de concreto suporta jatos executivos grandes, como o Dassault Falcon 900.
Mas não são apenas resorts em ilhas paradisíacas que oferecem a comodidade. Na região central da Espanha, a estância de luxo La Nava del Barranco conta com pista de 1.917 metros de extensão para uso dos hóspedes. No México, o hotel Cuixmala tem uma pista de grama para receber os aviões dos hóspedes. O ecoresort foi construído nos anos 1990, pelo bilionário e financista franco-britânico Sir James Goldsmith e tem 40 acomodações.
Na América do Sul, hotéis de luxo com aeroportos privativos são raros. Selecionamos três deles – dois no Brasil e um no Uruguai – que contam com este recurso aeronáutico. Em comum, além da pista, eles reúnem instalações confortáveis, lazer para famílias e muita tradição na indústria hoteleira. Confira!
(Foto: Hotel Fasano Punta/Divulgação)
Fasano Punta del Este
Maldonado (URU)
O hotel: Com projeto do arquiteto Isay Weinfeld, a unidade da marca Fasano no Uruguai fica às margens do Rio Maldonado, ocupando uma área preservada entre o mar e o campo. No total, são 40 acomodações entre bangalôs e apartamentos, três restaurantes, spa, campo de golfe com 18 buracos, duas quadras de tênis e uma piscina cinematográfica, esculpida em rocha natural. O menu de experiências tem opções como jantar às margens do rio, com assados preparados no fogo de chão; cavalgada com almoço no centro equestre; aulas de yoga ao ar livre e piqueniques em meio a paisagem deslumbrante do litoral uruguaio. fasano.com
Pista Fasano Punta del Este (Foto: Divulgação)
O aeroporto: Proprietários de aeronaves particulares podem acessar o hotel através do aeródromo dentro da propriedade. A pista tem 1.260 metros de extensão, com 18 de largura, habilitada apenas para operações de voo visual diurno (VFR).
Coordenadas: 034º 51’18”S / 055º 05’39” W
Horário de Funcionamento: 7h-17h.
(Foto: Divulgação)
Portobello Resort & Safari
Mangaratiba (RJ)
O hotel: A arquitetura em estilo polinésio, com grandes estruturas de madeira nas áreas comuns e telhados cobertos de piaçava, é um dos destaques do hotel Portobello Resort & Safari, fundado em 1987 pelo empresário Carlos Borges – cuja família já havia criado outro resort famoso em Angra dos Reis: o Hotel do Frade. De frente para a baía da Ilha Grande e cercado pela Serra do Mar e Mata Atlântica, o Portobello possui 158 apartamentos divididos em seis categorias. Para as crianças, a principal atração é um safári em uma área de 300 mil metros quadrados que abriga 500 espécies de animais, alguns exóticos como zebras, búfalos, camelo e flamingos. Aos adultos, quadras de tênis e beach tennis, pista de boliche, passeios a cavalo, piscinas naturais e ótimas trilhas de mountain bike. portobelloresort.com.br
Pista Portobello Resort (Foto: Divulgação)
O aeroporto: Com 1.270 metros de comprimento e 30 de largura, a pista de asfalto ecológico do resort é homologada para operar VFR diurno e apta para receber voos particulares de hóspedes, visitantes da região e condôminos do empreendimento imobiliário anexo ao hotel. O aeroporto Fazenda Portobello (SDPA) tem taxiway com 10,5 metros de largura e pátio de estacionamento de 5 mil metros quadrados. O resort conta ainda com heliponto próprio.
Coordenadas: 22º 55’39”S / 044º 04’48”W
Horário de Funcionamento: A autorização de pouso deve ser solicitada por email ([email protected]) ou telefone (21) 2789-8000 (r.8016)
(Foto: Divulgação)
Transamérica Resort Comandatuba
Ilha de Comandatuba (BA)
O hotel: Um dos clássicos da hotelaria nacional, foi inaugurado em 1989, ocupando mais de 60 mil metros quadrados da ilha que fica no município de Una, litoral sul da Bahia. O projeto arquitetônico é assinado por Ricardo Julião, inspirado nos casarões das fazendas de cacau da época. O paisagismo de Edward Stone – o mesmo dos jardins do Epcot Center e da Casa Branca, nos Estados Unidos – criou uma atmosfera tropical única e sofisticada. No total, são 363 acomodações, entre quartos, suítes e bangalôs. Há mais de 80 atividades de lazer, incluindo 10 quadras de tênis, além de 21 km de praia para curtir, caminhar e descansar. transamericacomandatuba.com.br
(Foto: Divulgação)
O aeroporto: A pista fica no continente, a 10 minutos da recepção do hotel. Sua extensão é de 2.000 mil metros, com 30 de largura e área de taxiamento de 185×23 metros. Está apta a receber não apenas jatos executivos, mas voos comerciais (Boeing 737 e Airbus A320). O aeroporto do Transamérica Comandatuba (SBTC) conta com terminal para atender até 250 passageiros, abastecimento de combustível aeronáutico, pátio de estacionamento de aeronaves e opera voos VFR IFR, com balizamento noturno completo – incluindo PAPI (Precision Approach Path Indicator).
Coordenadas: 15º 21’12”S / 038º 59’50”W
Horário de Funcionamento: 9h-18h. Demais horários “on request”.