
Foto: (Benx Incorporadora/Divulgação)
Por Fabiano Mazzei
Tempo de leitura: 05 minutos
Qual o propósito da arte? Inspirar, refletir, questionar. Quando aplicada a arquitetura, a expressão máxima da criatividade humana também propõe a transformação do seu entorno, das pessoas que utilizam o espaço e da própria autoestima do lugar.
Foi assim em Nova York, com o Empire State. Em Dubai, com o Burj Khalifa. Em Londres, com o The Gherkin. Em Cingapura, com o Marina Bay Sands. E, em breve, será assim também com São Paulo. Em 2026, a capital paulista ganhará a primeira obra de arte para morar do Brasil: o 280 Art Boulevard. Em uma das avenidas mais prestigiadas de São Paulo – a Cidade Jardim, na Zona Oeste –, a torre de 105 metros de altura marcará não apenas o skyline da cidade, mas uma nova era no mercado imobiliário brasileiro.
Empreendimento 280 Art Boulevard pretende marcar a paisagem e elevar o nível do mercado imobiliário paulistano (Foto: Benx Incorporadora/Divulgação)
Lançado pela Benx Incorporadora, o empreendimento surpreende pelo design do projeto arquitetônico – assinado pelo escritório norte-americano Gensler, em parceria com o estúdio Zien Arquitetura. Por dentro, os interiores foram concebidos pela firma Yabu Pushelberg, a mesma de projetos luxuosos como o Park Lane Hotel, em NYC, e Aman Residences, em Tóquio.
O conceito de arquitetura biofílica, que visa conectar o ser humano à natureza por meio de elementos como iluminação natural, ventilação e áreas verdes, está presente por toda a fachada e ambientes internos. A proposta paisagística é de Alex Hanazaki, incensado profissional brasileiro cujo nome referenda projetos de alto padrão por todo o país. No total, serão 22 residências exclusivas, com mais de 600 metros quadrados cada e vista privilegiada do Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista.
UM NOVO ÍCONE
Tudo no 280 Art Boulevard foi pensado para torná-lo um novo ícone da arquitetura brasileira. A começar pelo movimento da fachada, com a torre apresentando uma espiral sutil no seu contorno, envolvida em uma pele permeável que lembra um véu leve vestindo o edifício. “A intenção foi buscar uma arquitetura icônica, com ar internacional, trazendo um design mais refinado e alinhado com tudo o que existe de mais atual no mundo”, afirmou Michel Rike, diretor executivo da Zien Arquitetura.
A Gensler, parceira internacional da Zien, foi fundada nos Estados Unidos em 1965 e está presente em mais de 50 países, com 7 mil profissionais conectados nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. Possui uma carteira com mais de 4 mil clientes e atua em diversas áreas, como projetos residenciais, comerciais e comunidades. Atualmente, é reconhecido como maior escritório de arquitetura do mundo.
O paisagismo de Alex Hanazaki busca promover a conexão do ser humano com a natureza por meio de jardins e terraços (Foto: Benx Incorporadora/Divulgação)
No interior do empreendimento, coube à dupla de designers visionários George Yabu e Glenn Pushelberg – do escritório canadense Yabu Pushelberg – a concepção dos ambientes. A ênfase é no design de excelência, no olhar explorador atento aos detalhes e na inspiração a partir da cultura local. Segundo os designers, a busca no 280 Art Boulevard foi de criar um lugar luxuoso, sofisticado e autêntico. Com escritórios em Toronto e Nova York, a empresa conta com mais de 100 colaboradores, realizando projetos de edifícios, interiores, iluminação, móveis e produtos, sempre pensando em como estas criações afetam as emoções das pessoas.
Outro elemento marcante do empreendimento é o paisagismo, que estimula a conexão do ser humano com a natureza por meio de jardins e terraços. Hanazaki procurou empregar soluções sustentáveis na criação de composições que respeitam as características do local. “As inspirações para este projeto vieram das próprias linhas da arquitetura: as curvas, as linhas orgânicas do revestimento da piscina externa, uma mistura de vegetações abundantes que forma um caminho tropical”, explica o paisagista, único brasileiro premiado pela American Society of Landscape Architecture (ASLA), em 2017.
O projeto é assinado pelo escritório Gensler + Zien Arquitetura, com interiores de Yabu Pushelberg e curadoria de arte de Marc Pottier (Foto: Benx Incorporadora/Divulgação)
ARTE ESSENCIAL
A escolha do nome do empreendimento faz referência ao conceito de “boulevard”, criado na França no século 15 e que influenciou o urbanismo em todo o mundo. Um caminho amplo e arborizado, muitas vezes cercado de edifícios com arquitetura exuberante, bares, restaurantes, antiquários e galerias de arte.
O projeto tem essa pretensão: resgatar o charme dos antigos boulevards parisienses, em uma região da capital paulista com vocação para a arte. Ao redor do 280 Art Boulevard, existem mais de 20 museus e galerias em um raio de 3 quilômetros. Este novo ícone da arquitetura paulistana será o epicentro deste distrito cultural e um convite às pessoas para que se deixem envolver pela essência criativa da região e desfrutem de um passeio inspirador pelos arredores.
Em abril, durante a 21ª SP Arte, a incorporadora Benx lançou um concurso público nacional para escolher uma escultura que será instalada em uma área de acesso público na entrada do condomínio, pela Avenida Cidade Jardim, no final de 2026. A ideia – uma parceria com a plataforma Dasartes – foi fomentar a produção artística contemporânea e ampliar a presença de obras de arte no espaço urbano. O projeto vencedor será conhecido ainda neste ano. O empreendimento contará ainda com a curadoria artística de Marc Pottier. Francês radicado no Brasil. Ele cuidará da seleção de obras que serão expostas no interior do empreendimento, desenvolvidas exclusivamente para o projeto.
A agência Brands for Buildings (BFB) é a responsável pelo branding do 280 Art Boulevard, atuando desde a criação do conceito e do nome do projeto, até a implementação da estratégia de comunicação e experiências.
“A construção da marca tem sido um processo intencionalmente silencioso e dilatado. Iniciou-se há 2 anos e, agora, com o início das obras, temos revelado o projeto aos poucos, lapidando cada etapa do lançamento como uma verdadeira obra de arte”, afirma Alice Abramo, founder da BFB.
Com o 280 Art Boulevard, a Benx Incorporadora – empresa fundada em 2012 e que pertence ao Grupo Bueno Netto, que completa 50 anos em 2025 – busca coroar com brilhantismo a sua história repleta de conquistas. Reconhecida por sua excelência e pioneirismo, a empresa tem entregado empreendimentos premiados nos segmentos comercial, residencial e corporativo de altíssimo padrão. Agora, o novo projeto pretende transformar a vida na metrópole em uma experiência inigualável, posicionando a empresa – bem como a própria cidade – em um patamar inédito e mais elevado no cenário da arquitetura e ‘real estate’ internacional.