O futuro das viagens - Avantto
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Conheça a Avantto
  • Frota
    • EPIC E1000 GX
    • Phenom 100
    • Phenom 300
    • Legacy 500
    • Esquilo B3 H125
    • Esquilo B4 H130
    • Agusta AW 109
  • Produtos
    • Avantto Share
    • Avantto Single Ownership
    • Avantto Sales
  • Bases Operacionais
  • Avantto Lifestyle
  • Contato

Programas Avantto

Contato

O futuro das viagens

29/07/24

A inteligência artificial começa a transformar a indústria do turismo, com algoritmos capazes de personalizar ao máximo a experiência dos viajantes, além de proporcionar uma gestão de dados que torna as operações do setor mais ágeis, eficientes e seguras.

Tempo de leitura: 8 minutos 

Por Avantto 

Vai viajar a trabalho ou lazer? Até bem pouco tempo atrás, este era o principal fator de classificação das viagens para as companhias do setor. Porém, na atual era dos dados, a quantidade de informações geradas dentro e fora do ambiente digital, permite criar viagens hiper segmentadas como jamais visto na história. Nessa jornada de personalização, uma tecnologia em especial assume o papel de protagonista: a inteligência artificial (IA). 

São estes algoritmos que têm colaborado com as companhias aéreas e agências de turismo na construção de roteiros completos de viagem, confrontando datas, horários, clima, disponibilidade nos hotéis, entre outros aspectos. Eles também têm ajudado as empresas do setor a elevar suas performances comerciais com campanhas de venda mais assertivas, a partir do reconhecimento de padrões e da análise de comportamento dos clientes na internet. Além disso, têm exercido uma função vital na orquestração de tarefas nos terminais aeroportuários. O futuro do setor de turismo está sendo remodelado graças ao avanço da inteligência artificial (IA), que promete estimular a transformação mais disruptiva da história desta indústria nos próximos anos. 

O futuro do setor de viagens será cada vez mais suportado por algoritmos inteligentes, capazes de customizar ao máximo a experiência do viajante. Créditos: Freepik. 

Existe, ainda, o impacto financeiro. Segundo o relatório “Travel & Hospitality AI Market”, publicado pela IndustryArc, a previsão é de que o IA represente US$ 1,2 bilhão em novos negócios no turismo mundial até 2026. De maneira mais ampla, estudo recente da consultoria McKinsey aponta que a utilização da IA deve destravar entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões anualmente em toda a cadeia produtiva global. 

A adoção da tecnologia – em especial, na sua versão generativa – tem respondido à demanda das pessoas por experiências mais personalizadas e memoráveis quando decidem viajar, bem como o desejo delas em organizar tudo isso de maneira mais ágil e fácil.  

Mas como isso funciona? “Pense que, até hoje, você precisa preencher dezenas de campos em um formulário online – destino, datas, horários, quantidade de pessoas, bagagem, preferência de quartos, itinerários –, na hora de montar a sua próxima viagem”, diz Vik Krishnan, pesquisador associado da consultoria McKinsey em San Francisco (EUA), em painel online no fim de 2023. 

“Com IA, é possível definir todos estes detalhes em uma só pergunta ao assistente virtual da empresa de turismo. O que esperamos em relação ao usuário final é uma forma de planejar roteiros muito mais simplificada e assertiva”, afirma Krishnan. 

Então, em breve, bastará perguntar ao chatbot: “por favor, pode me ajudar com uma viagem de três dias a Nova York, em setembro, com duas crianças de 5 e 15 anos, em hotel próximo ao Central Park e fazer reservas para um espetáculo infantil na cidade?” E a nova tecnologia será capaz de responder a esta requisição com o máximo de precisão possível, em menos de dois minutos. 

O futuro do setor de viagens será cada vez mais suportado por algoritmos inteligentes, capazes de customizar ao máximo a experiência do viajante. Créditos: Freepik. 

IA nos negócios
Se a IA promete levar a personalização das viagens a um patamar inédito, para os operadores ela será essencial na garantia de que tudo isso aconteça efetivamente como contratado, elevando ainda mais o resultado comercial das empresas. Na hotelaria, por exemplo, a IA já tem colaborado com a maximização das taxas de ocupação dos quartos, por meio de estratégias de preços dinâmicas, que ajustam os valores e a oferta a partir da análise de dados sobre o histórico dos hóspedes e fatores externos como o clima e eventos na cidade. 

Ferramentas alimentadas por IA têm contribuído na criação de campanhas de vendas mais eficientes também. Elas monitoram a internet em busca de fragmentos de informação deixadas por usuários da rede – como likes em fotos de viagem no Instagram, busca por roteiros, faixa de preço que estão dispostas a pagar por determinada passagem aérea – e, a partir disso, gerar ofertas que sejam realmente relevantes para cada indivíduo, aumentando a assertividade e a performance de vendas. 

No setor de transporte, a IA tem colaborado para dar maior eficiência operacional. Em um aeroporto, por exemplo, cada aterrissagem de um avião dá início a um processo com dezenas de tarefas simultâneas que precisam ser executadas com perfeição para que tudo funcione dentro do programado, sem atrasos. É uma orquestração complexa de informações que inclui desde qual “finger” está disponível para o desembarque dos passageiros, o manuseio das bagagens, reabastecimento da aeronave, catering, limpeza da cabine, troca eventual da tripulação – tudo isso dentro do prazo prometido pela empresa aérea.

Setor logístico e de transporte aéreo deve se beneficiar cada vez mais da inteligência artificial generativa. Créditos: Shutterstock.

Momento 
Todo este impulso tecnológico alinha-se a um momento próspero do setor de viagens pós-pandemia. De acordo com estimativa do World Travel & Tourism Council (WTTC), o setor deve bater recorde histórico neste ano em participação no PIB mundial – algo em torno de US$ 11,1 trilhão. 

Serão mais de US$ 770 bilhões extras na geração global de riqueza, com 142 países registrando alta na atividade em 2024. A expectativa é de que os gastos nas viagens ao Exterior cheguem a US$ 1,89 trilhão; já o turismo doméstico deve movimentar US$ 5,4 trilhões. Cifras que confirmam o setor como força econômica global: a cada US$ 10 faturados no planeta neste ano, um terá origem no turismo. 

No Brasil, o visitante estrangeiro injetou R$ 34,5 milhões na economia em 2023, segundo dados do Ministério do Turismo. A quantia é 1,5% maior do que a arrecadada em 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no país. No total, foram cerca de 6 milhões de turistas internacionais que desembarcaram por aqui no ano passado.

Os números demonstram a determinação crescente das pessoas em viajar mais, viver novas experiências, desfrutar de bons hotéis e da gastronomia ao redor do mundo. Cabe ao setor atender a essa vontade com máxima qualidade e eficiência. A inteligência artificial e todas as tecnologias digitais correlatas vão ajudar as empresas a cumprir essa missão. 

Compartilhar:

Sobre a Avantto

  • Marca e Cultura
  • Carreira
  • Relprev

Mundo Avantto

  • Imprensa
  • Avantto Lifestyle
  • Blog

Produtos e Serviços

  • Avantto Share
  • Avantto Single Ownership
  • Avantto Sales
  • Frota

Legal

  • Política de Privacidade

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das últimas novidades, tendências, destinos e eventos que definem o lifestyle da aviação executiva.

    Cadastre-se e eleve sua jornada.


    selos
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de todos os cookies.
    AceitarSaiba Mais
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR