
(Foto: Divulgação)
Por Avantto
Tempo de leitura: 03 minutos
A Avantto inaugurou em outubro o seu primeiro hangar próprio, no aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. O espaço entra em operação a partir de dezembro. O conceito arquitetônico do espaço resgata a atmosfera dos hangares vintage da era clássica da aviação, combinando elegância atemporal e modernidade em um ambiente acolhedor e exclusivo.
“Mais do que uma base operacional, este espaço simboliza a maturidade e a consistência da nossa trajetória construída com muita paixão. No mesmo Campo de Marte que nos viu nascer, hoje escrevemos um novo capítulo da nossa história, afirma Rogério Andrade, CEO da Avantto.

Novo hangar tem arquitetura que combina elegância atemporal e modernidade (Foto: Divulgação)
A estrutura conta com sala VIP, ambientes de reuniões, áreas técnicas e espaço dedicado à manutenção, além de ser um local pensado para treinamentos, eventos e encontros estratégicos. O novo hangar também amplia a autonomia logística da operação, reforçando a eficiência, a segurança e atendimento dedicado aos clientes da empresa. O aeroporto é dedicado exclusivamente a aviação executiva, tem pista com 1.400 metros de extensão, posto de abastecimento, oficinas e escritórios. O horário de funcionamento diário é das 6 às 23 horas.

Sala VIP, áreas técnicas e espaço dedicado a manutenção estão contemplados nos ambientes internos
(Foto: Divulgação)
Neste ano, o local iniciou um processo de modernização que deve terminar em 2026, visando ampliar a sua capacidade operacional. De acordo com a concessionária PAX Aeroportos, que administra o local desde 2023, foram realizados 58,8 mil pousos e decolagens no Campo de Marte em 2024. A reforma inclui melhorias nas pistas, implementação de áreas de segurança e instalação de sistema de luzes para auxiliar na navegação aérea. A partir do ano que vem, passará a operar por instrumentos. Em paralelo, está sendo construído um parque público anexo, de 400 mil metros quadrados, com áreas verdes e espaços culturais e esportivos.
O espaço fica no Campo de Marte, que tem recebido investimentos para melhorias nas pistas e infraestrutura operacional (Foto: Divulgação)
HISTÓRIA
O Campo de Marte é a pista de aviação mais antiga de São Paulo, inaugurada nos anos 1920 para treino dos pilotos da Força Pública do Estado. Foram os instrutores de voo franceses contratados para o serviço que apelidaram o local de “Champs de Mars”, uma referência ao aeródromo parisiense.
A operação como aeroporto teve início em 1929. Quatro anos depois, em 12 de novembro de 1933, a companhia aérea VASP realizaria o seu voo inaugural partindo do Campo de Marte em duas rotas: São Paulo-São Carlos-São José do Rio Preto e São Paulo-Ribeirão Preto-Uberaba. Ambas as viagens realizadas em aeronaves Monospar ST-4, para piloto e dois passageiros apenas. Outro fato histórico do Campo de Marte foi o bombardeio sofrido durante a Revolução Constitucionalista de 1932, pelas tropas leais ao governo federal. O episódio causou destruição de hangares e gerou crateras na pista.