21/12/23

Balanço: Aviação Executiva no Brasil em 2023

Por Avantto

O mercado de aviação de negócios vem se mantendo aquecido desde 2020 e a perspectiva para 2024 é ainda mais positiva. A afirmação é da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), em análise realizada com exclusividade para o blog da Avantto. Segundo a entidade, a frota de aviação de negócios cresceu no último ano, calculado entre os meses de setembro. 
 
De acordo com dados da ANAC presentes no relatório “KPIs do Setor Aéreo”, a frota total do segmento no Brasil chegou a 14.059 aeronaves neste ano: 2,9% acima do registrado em 2022. Destas, 9.250 foram consideradas operacionais pelo agente regulador nacional – contra 8.955 em setembro do ano passado. 

Sob os critérios da Abag, seriam 9.824 aeronaves na aviação de negócios brasileira em 2023, alta de 2,4%. Destas, 60% seriam aviões a pistão; 17% de turboélices; 12%, helicópteros a turbina; 8% de jatos; e 3% de helicópteros a pistão. As categorias que mais ampliaram de tamanho foram exatamente os turboélices (+6,9%), helicópteros turbinados (+6,9%) e jatos (+6,6%). Para a associação, alguns fatores explicam o crescimento. Dentre eles, o bom desempenho do agronegócio e a recuperação do setor de exploração de óleo & gás, que catapultaram as vendas de turboélices e helicópteros biturbina de grande porte, respectivamente. 

Com 828 jatos, categoria de aeronave cresceu 6,6% no Brasil, entre setembro de 2022 e o mesmo mês deste ano. Crédito: Chris Leipelt/Unsplash.

A recente regulamentação dos programas de compartilhamento de aeronaves por parte da ANAC também estaria impactando a venda de jatos e de helicópteros a turbina de médio porte. Assim como a possibilidade de comercialização de assentos individuais por empresas de táxi aéreo e a simplificação das regras para o transporte aeromédico, o que estaria impulsionando o segmento de táxi aéreo.

O relatório traz, ainda, a movimentação da aviação geral nos primeiros nove meses deste ano: 690,7 mil pousos e decolagens, volume ligeiramente inferior ao mesmo período de 2022, com 710,9 mil operações. Agosto de 2023 foi o mês com mais movimento até então: 81,1 mil. 

Para a Abag infraestrutura aeroportuária para a aviação de negócios ainda demanda maior atenção, mas haveria boas perspectivas de investimentos no setor como parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a partir de 2024. 

LABACE: recorde de público em 2023, com 17,3 mil pessoas visitando o evento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Crédito: Abag/Divulgação.

Outro ponto positivo destacado foi o recorde de público da última edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE), no Aeroporto de Congonhas. Mais de 17,3 mil pessoas visitaram o evento (26% a mais em relação a 2022), para visitar os estandes de 120 marcas e conhecer de perto 43 aeronaves. 

A expectativa, agora, é a chegada dos eVTOLs ao mercado de aviação. As novas aeronaves de propulsão elétrica deverão revolucionar o transporte aéreo urbano, assim como os aviões convencionais híbridos ou totalmente elétricos. Estas modalidades de propulsão e o desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis deverão estimular ainda mais o crescimento do setor nos próximos anos. 

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