24/07/23

Clássicos dos ares 

Aviões antigos e velhos combatentes dos céus podem ser adquiridos em leilões ou junto a empresas especializadas neste tipo de aeronave. Confira algumas destas ofertas incríveis. 

Tempo de leitura: 4 minutos  

Por Avantto

Em março deste ano, o Lockheed JetStar 1962 que pertenceu a Elvis Presley foi arrematado por US$ 234 mil, dando fim a 40 anos de solidão: a aeronave esteve por todo este tempo “encostada” em uma pista de pouso no deserto do Novo México. Seu novo dono promete uma restauração completa para devolver o avião para visitação pública até o início de 2024. 

Negócios assim são cada vez mais comuns no mundo da aviação: seja por meio de leilões ou de empresas especializadas, aeronaves históricas, que pertenceram a celebridades como o Rei do Rock, ou clássicas, que participaram de combates reais durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, são colocadas no mercado e fazem a alegria de colecionadores e aficionados. 

Incrivelmente, o interior do Lockheed de Elvis estava bem conservado, com as poltronas em veludo vermelho, TV, sistema de som por fita cassete e até um pequeno microondas na parte de trás da cabine. Outras aeronaves de gente famosa ou que estiveram em filmes do cinema também foram leiloadas nos últimos anos. 

Dois outros aviões de Elvis – um segundo Lockheed, chamado Hound Dog II, e um Convair 880, batizado com o nome da filha do cantor, Lisa Marie – foram arrematados juntos por US$ 15 milhões. Elvis comprou o Convair da Delta Airlines em 1975 e reformou completamente o seu interior, que ganhou cama queen size, banheiro com itens banhados a ouro, quatro TVs e 50 caixas de som. Atualmente, ele está em exposição em Graceland, o santuário do cantor em Memphis, Califórnia. 

Em 2014, o microjet BD-5J usado pelo astro Roger Moore no filme 007 Contra Octopussy foi vendido por US$ 275 mil. O pequeno avião foi listado no Guiness Book como o jato single engine mais leve do mundo: apenas 358,8 pounds. 

VELHOS COMBATENTES 
Aviões de guerra também são muito procurados e valorizados pelos colecionadores de aeronaves clássicas. Em 2015, um caça Spitfire – que fora abatido durante a Segunda Guerra Mundial ao norte da França, em 1940, e só encontrado quatro décadas depois, nas areias de Calais – foi leiloado pela Christie’s, em Londres, por US$ 4,8 milhões. Restaurada, a aeronave foi doada a um fundo beneficente mantido pela Royal Air Force (RAF). 

Empresas nos Estados Unidos e Europa tornaram-se especialistas em vender aeronaves clássicas, principalmente as sobreviventes da Segunda Guerra. No site historicalandclassicaircraftsales.com há dois modelos North American T6, muito utilizados no treinamento dos pilotos de combate nos anos 1940, completamente restaurados. Ambos estão à venda a partir de US$ 250 mil.

Do outro lado do front no conflito, um Messerschmitt Bf108 que serviu à força aérea alemã foi capturado na Bélgica em 1945, levado aos Estados Unidos, restaurado e vendido a uma empresa na África do Sul. Hoje, está à venda na plataforma classicaircraftsales.com, da Nova Zelândia, por US$ 270 mil.  

A empresa Platinum Fighters vai além. Com sede nos Estados Unidos, ela oferece não apenas clássicos daquele período, como também caças mais atuais: sim, é possível comprar aviões de combate verdadeiros para se ter no quintal de casa. No site da companhia, platinumfighters.com, um McDonnell Douglas Skyhawk 1992 é vendido por US$ 3,2 milhões. Outro caça, um F4H Phantom, é oferecido por US$ 1,5 milhão.

Nos Estados Unidos, os órgãos de fiscalização governamentais autorizam a compra de jatos de combate por parte de clientes civis. Modelos aposentados de suas missões passam por um processo de desmilitarização, onde perdem sistemas tecnológicos de uso exclusivo da força aérea americana, além, é claro, de todos os armamentos instalados na versão original. Há ainda uma série de requisitos que precisam ser atendidos por parte do comprador que comprovem o uso pacífico da aeronave, bem como licenças especiais e infraestrutura específica para manutenção e hangaragem. 

Mas nem só de aviões de batalha vive este mercado. Existem inúmeras máquinas voadoras à disposição de compradores ao redor do mundo. Desde um pequeno e simpático Waco 1941, todo retrofitado, disponível no site hangar67.com por US$ 424 mil em Iowa (EUA).  

Até um grande DC-3 de 1944, para até 18 passageiros, com porta de carga e rampa de salto na traseira. Preço: US$ 656 mil, no site trade-a-plane.com. O modelo é semelhante ao usado pela marca de relógios de luxo Breitling em seu World Tour, realizado em 2017. Comprada junto a American Airlines, o avião foi totalmente restaurado.

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