Crédito: Divulgação.

22/03/24

Mobilidade aérea em debate na SXSW 2024

Por Avantto 

O futuro do transporte aéreo ganhou centralidade em um dos eventos de inovação mais importantes do mundo: o South by Southwest (SXSW) 2024, realizado em março na cidade de Austin, Texas (EUA). 

Dentre as discussões, os temas que predominaram foram os desafios para tornar a aviação mais sustentável; como a aviação pode contribuir com a questão climática do planeta; quais passos ainda precisam ser dados para tornar o EVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso verticais) uma realidade nas cidades do mundo; e como equilibrar a inovação com o business aéreo. 

Fabricantes aeronáuticos, operadores, companhias aéreas e startups do setor marcaram presença nos painéis. A Embraer, por exemplo, foi host em quatro deles, realizados no dia 12, no The Line Hotel. Executivos da companhia como Cesar Pereira (Head de Sustentabilidade na Aviação Comercial), Dimas Tomelin (Vice-Presidente de Estratégia Corporativa, Digital e Inovação), Patricia Dias (Chefe Global do Programa de Intraempreendedorismo) e Cesar Ortolani (Chefe Global de Serviços Digitais) integraram a lista dos palestrantes, junto a outros especialistas do setor. 

“A presença ativa da Embraer no SXSW buscou debater o futuro da aviação sustentável e sobre como as organizações podem construir com sucesso para um amanhã brilhante, sem perder o foco nas necessidades atuais do mercado”, disse Dimas Tomelin. 

Conferência sobre mobilidade aérea na SXSW 2024: sustentabilidade e impacto ambiental na pauta do encontro. Crédito: Divulgação.

EVTOL
Em sua segunda participação consecutiva no SXSW, a Eve Air Mobility também foi anfitriã em um dos painéis do evento. Em “Pre-Flight Check: Next steps to make eVTOL flights a reality”, o presidente e CEO da empresa, Daniel Moczydlower, falou sobre os desafios e próximos passos para a abertura do espaço aéreo global a essa nova modalidade de transporte no prazo de dois anos. 

“Estamos reimaginando a mobilidade com foco nas conexões humanas, buscando tornar mais eficiente os deslocamentos nas grandes cidades”, disse Debora Ambar, Head de Brand da Eve. 

EVTOL da Eve Air Mobility: debate sobre os próximos passos para implantação do novo modal de transporte. Crédito: Divulgação. 

Em 2023, a empresa apresentou no evento um mockup da cabine do seu EVTOL, com espaço para quatro passageiros e um piloto, além da bagagem. Serão oito motores dedicados na decolagem vertical e duas asas fixas para ajudar nos voos de cruzeiro. Outros dois propulsores elétricos redundantes atuarão para dar mais performance e segurança. 

Parceria 
Em 2021, a Avantto anunciou uma parceria estratégica com a Eve Urban Air Mobility, subsidiária da Embraer responsável pelo desenvolvimento do eVTOL da fabricante aeronáutica. O objetivo principal é a elaboração e operação conjunta de um ecossistema de mobilidade aérea urbana no Brasil e América Latina. 

EVTOL da Avantto: parceria com a Eve Air Mobility inclui aeronaves e desenvolvimento de plataforma operacional. Divulgação.

Essa parceria vem acompanhada de um pedido de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). “Vamos interagir de forma intensa com a EVE e coparticipar no desenvolvimento final dos eVTOLS, dos requerimentos para construção dos vertiportos e do sistema de controle do espaço aéreo”, diz Andrade.  

Com o advento dos eVTOLS, a expectativa é de que a Avantto passe a atender a verticais de mobilidade área urbana, com distâncias de até 50km, e entre cidades, com deslocamentos entre 70 e 300 km.  

Notícias Relacionadas