30/06/22

Paris-Le Bourget

Inaugurado em 1914, o Paris-Le Bourget sobreviveu a ocupação nazista e bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial antes de se tornar um dos terminais de aviação executiva mais importantes da Europa.

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Por Avantto 
 
Por trás da fachada elegante do aeroporto Paris-Le Bourget, com o seu amplo salão de embarque e desembarque onde se destacam colunas suntuosas e piso de mármore, dos hotéis de luxo anexos, restaurantes sofisticados com vista para dezenas de jatos privados estacionados nos hangares, encontra-se um sobrevivente de guerra. 

O aeroporto nasceu com apurado instinto de defesa. Em 1914, o capitão da força aérea francesa, Desiré Lucca, determinou ao governo que encontrasse um terreno ao norte de Paris que fosse grande o suficiente para abrigar uma pista de pouso. O objetivo era permitir que os aviões militares nacionais pudessem contar com uma base avançada em uma eventual invasão das tropas alemãs na Primeira Guerra Mundial. 

E assim foi feito. Cinco anos depois, o Le Bourget se tornou o primeiro aeroporto civil de Paris, sendo palco de grandes feitos aeronáuticos como o pouso de Charles Lindbergh após cruzar o Oceano Atlântico, em 1927, vindo de Nova York, sob o olhar de mais de 200 mil pessoas.  

No entanto, 26 anos após festiva inauguração, a temida invasão das tropas germânicas aconteceu. Em junho de 1940, o exército alemão marchou pela capital francesa e tomou o aeroporto. O Le Bourget, com seu novo terminal em art déco do arquiteto George Labro, ganhou pintura camuflada e pistas de concreto para suportar os grandes bombardeiros da Luftwaffe. No processo de libertação de Paris, que só se concretizaria em dezembro de 1944, o aeroporto foi duramente bombardeado por esquadrões de aviões aliados. Hangares, pistas e prédios administrativos foram destruídos. Com o fim do conflito, no ano seguinte, o aeroporto serviu como via de repatriação de 42 mil prisioneiros de guerra. 

Nos anos 1950, o aeroporto foi todo restaurado e recuperou os seus anos de glória, sediando eventos aeronáuticos importantes, como o Paris Air Show. Na época, o terminal chegou a receber cerca de 600 mil passageiros por ano! Nas duas décadas seguintes, com o aumento exponencial do tráfego aéreo na capital francesa – que já contava com o aeroporto de Orly desde 1932 e o recém-inaugurado Charles DeGaulle (1973) –, o Paris-Le Burget se torna exclusivo para a aviação executiva, em 1977, sendo um dos primeiros do gênero no mundo. 
 
Atualmente, o aeroporto é um dos mais importantes do setor na Europa, com aproximadamente 60 mil pousos por ano. O complexo conta com 30 edifícios, que abrigam dezenas de empresas de manutenção, operadoras de voos, FBOs sofisticados, restaurantes e hotéis, além do Musée de l’Air et l’Espace, atração turística obrigatória para os apaixonados por aviação.  

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