05/10/23

Voo noturno de helicóptero

Voar à noite é uma experiência única e diferente, mas que demanda atenção, experiência de voo, obediência às normas aeronáuticas e equipamento adequado. 

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Avantto

Muita gente pergunta: pode voar de helicóptero à noite? Qual o limite de distância e horário? Precisa de algum tipo de equipamento de voo ou treinamento especial? 

Para tirar estas e outras dúvidas, convidamos o Comandante Maurício Siqueira. Com mais de 20 anos de experiência, Siqueira é o atual Chefe dos Pilotos de helicóptero da Avantto e já realizou mais de 2000 operações noturnas nesse tempo: 

Afinal, voar de helicóptero à noite exige cautela? 
Comandante Siqueira – O voo noturno demanda mais atenção dos pilotos por conta das referências visuais, diferentes dos voos diurnos. Mas é só, é tão seguro quanto voar de dia. 

Quais os requisitos técnicos para um voo noturno? 
Deve-se observar a legislação do local onde acontece o voo. Há restrição geográfica, por exemplo. Dentro da Terminal São Paulo (TMA-SP), que é uma área do espaço aéreo que abrange a capital paulista e outros municípios do estado, o voo noturno é autorizado em aeronaves mono e biturbina. Fora dela, o monoturbina é liberado para voo apenas entre localidades a 27 milhas náuticas de distância (50 km) entre si. Já os biturbinas podem ir a qualquer localidade. Tem restrição de horário também. No município de São Paulo, por exemplo, pousos e decolagens estão proibidos entre 23h e 6h. 

À noite, o voo visual segue possível? 
O voo visual precisa ter sempre uma referência com o solo. À noite, normalmente você se baseia em rodovias, por exemplo. É preciso ter este balizamento para poder voar – até para, em uma eventual situação de emergência, você possa encontrar um local adequado para pousar. 

Qual o helicóptero ideal para voar à noite? 
Não existe um tipo. As aeronaves biturbinas, em geral, são mais aconselhadas porque contam com equipamentos para voo por instrumento (IFR), onde o piloto não precisa de referência visual no solo para seguir o seu trajeto. Pode-se realizar voos até dentro de nuvens. Por isso também, elas estão autorizadas a fazer missões noturnas entre trechos mais longos, como São Paulo e o Rio de Janeiro. Já helicópteros com apenas um motor não podem fazer essa viagem à noite não só pela distância, mas também pelo relevo. A Serra do Mar que permeia o litoral entre São Paulo e Rio pode ficar obscurecida à noite impedindo a identificação visual do piloto em voo sem instrumentos. 

Night Cityscape in Bangkok, Thailand. Créditos: Jcomp no Freepik.

Existe algum treinamento especial para o piloto realizar missões noturnas? 
No curso de formação de piloto, o aluno é obrigado a cumprir uma certa carga horária de voos à noite. Depois de formado, já como profissional, é exigido que o piloto realize pelo menos três pousos noturnos a cada 90 dias. 

Quais as precauções da Avantto para operar à noite? 
Na Avantto, só realizamos pousos noturnos em helipontos homologados e, de preferência, que já tivermos um prévio conhecimento da localidade durante o dia. Isso ajuda a conhecer o local e suas referências visuais, evitando riscos quanto a obstáculos físicos. Já ocorreu um caso em que o cliente precisou pousar à noite em um heliponto homologado em hotel fazenda, no interior de São Paulo. Para esse caso, foi realizado um voo de reconhecimento diurno da área para realizar o pouso noturno, visando certificar a segurança. O reconhecimento diurno prévio ajuda a identificar fios e torres de alta tensão, antenas e o próprio relevo da rota e local de pouso. 

E qual é a sensação de voar à noite? 
Em ambas as condições, diurna ou noturna, o voo de helicóptero é prazeroso. Mas em noites claras, a percepção da cidade com todas as suas luzes acesas, é especial. 

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