17/08/23

Avantto ganha reforço na frota para pistas curtas

Empresa anuncia a compra de 34 aeronaves Epic E1000 GX, considerado o mono turboélice mais veloz de sua categoria e habilitado a operações em pistas curtas. Os dois primeiros aviões chegam à frota ainda neste ano. 

Tempo de leitura: 5 minutos

Por Avantto

A Avantto – empresa líder no compartilhamento de aeronaves da América Latina – acaba de fechar uma parceria com a fabricante norte-americana Epic Aircraft para a aquisição de 34 aeronaves Epic E1000GX nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito durante a última edição da LABACE 2023, entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo. 

O acordo prevê a entrega de dois aviões ainda neste ano e faz parte da estratégia da companhia de levar suas operações ao interior do País. Os estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás devem receber novas bases da empresa. 

“Estamos muito confiantes na parceria com a Epic e o sucesso da aeronave. Somos a maior e a principal empresa de compartilhamento de aeronaves no país. Há mais de uma década inovamos em processos e, por isso, a Epic Aircraft nos atraiu tanto, devido a sua tecnologia, custos de operação e desempenho”, destacou Rogério Andrade, CEO da Avantto. 

De acordo com o executivo, as novas aeronaves serão utilizadas para aumentar a capacidade de atendimento do programa de compartilhamento, em regiões com alta demanda de deslocamento aéreo, mas pouca oferta de voos comerciais. 

Doug King, CEO da Epic Aircraft, se disse entusiasmado com a parceria de longo prazo com a Avantto. “Este acordo significa nosso compromisso mútuo em fornecer soluções de aviação de primeira linha para o mercado latino-americano”, apontou o executivo. 

Reforço épico 
O Epic E1000GX é considerado um dos mais velozes da categoria ‘mono turboprop’, chegando à velocidade cruzeiro de 587 km/h. Outra vantagem é operar com sua capacidade máxima (dois pilotos, quatro passageiros e bagagem) em pistas curtas, realidade da maioria dos aeroportos regionais brasileiros.  

Segundo a fabricante, baseada na cidade de Bend, no Oregon, o E1000GX precisa de apenas 687 metros de pista para decolar e 731 metros para a aterrissagem. Ainda conforme dados oficiais, o avião chega a uma altitude máxima de 10,3 mil metros e tem autonomia de voo de 2.890 km.  

O modelo vem equipado com sistema de controle de voo automatizado Garmin GFC 700, aviônicos Garmin 1000 NXi, motor Pratt&Whitney de 1.200 cavalos, com hélice Hartzell de cinco pás.  

Desenhado por pilotos e para pilotos, o flight deck é ergonômico e tem comandos intuitivos, com displays e painéis sintéticos, GPS, piloto automático e demais comandos otimizados para um uso seguro e confortável. 

Sua fuselagem de 10,9 metros, é feita em fibra de carbono, conferindo leveza ao aparelho. O design da cabine é fluido e elegante, com 1,5 metro de altura, contando com bancos em couro reclináveis, oferecendo espaços generosos para passageiros e pilotos. 

Dentre os itens de conforto, compartimento para guardar gadgets pessoais, entradas para recarga de aparelhos, suporte para fones de ouvido, porta-copos, saídas de ar-condicionado e luzes de leitura. 

Uma vez no ar, o sistema de som, de climatização e as janelas amplas, com vidros que modulam eletronicamente a entrada de luz no ambiente, criam na cabine uma atmosfera perfeita para uma experiência de voo inesquecível. 

epicaircraft.com

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