21/11/23

Hotel dentro de avião?

Por Avantto

Já pensou em se hospedar em um avião-hotel? Quem sabe fazer um ‘glamping’ de luxo em uma suíte-helicóptero? Não é de hoje que hotelaria e aviação são fontes de inspiração mútua: a transformação de aeronaves e hangares em opções de hospedagem é uma tendência criada exatamente para conquistar os fãs de ambos. Contudo, nos últimos anos, essa simbiose tem alcançado níveis inéditos, resultando em projetos absolutamente sofisticados. 

O exemplo mais recente – e eloquente – deste movimento vem de Bali, na Indonésia: o Private Jet Villa by Hanging Gardens. Por lá, o empresário do ramo hoteleiro Felix Demin transformou um Boeing 737 aposentado da companhia aérea Mandala Airlines em uma autêntica “villa” privativa sobre um penhasco, a 150 metros acima da baía de Nyang Nyang. 

Crédito: Private Jet Villa / Divulgação.

Por fora, o avião foi totalmente restaurado, sem perder o design original. Destaque para as asas, transformadas em terraços envidraçados, com sofás e mesinhas para curtir momentos ao ar livre. Na área ao redor, foi construída uma piscina de borda infinita e um lounge de descanso. 

Crédito: Private Jet Villa / Divulgação.

Por dentro, o retrofit foi completo: todas as poltronas foram retiradas para receber os ambientes: living, duas suítes, sala de jantar e cozinha, tudo com decoração minimalista e tons pasteis e branco. A cabine dos pilotos também foi toda reconfigurada: perdeu as poltronas e painéis de instrumentos para se tornar um elegante banheiro – com banheira, claro. 

As diárias no Private Jet Villa custam em torno de US$ 7.300. As reservas podem ser feitas pelo site: privatejetvilla.com 

Suíte-helicóptero
Nos Estados Unidos, o resort Glamping Helicopter vai disponibilizar suítes hoteleiras dentro de cabines de helicópteros totalmente adaptadas e repletas de conforto e amenities. O projeto é da empresa Mega Remodeling Solutions, da Califórnia, e tem início previsto para o primeiro trimestre de 2024. Dentro do conceito “glamping”, uma espécie de acampamento de luxo, os “heli glamps” serão colocados no Joshua Tree National Park. Em alguns casos, a estrutura da aeronave foi quase que 100% preservada. Em outros, a cabine foi alargada e modificada para receber camas king size, poltronas e armários. Tudo sem perder a referência aeronáutica. 

Mais tradicionais
Dois projetos – um na Escócia, outro na Holanda – merecem destaque pela preservação completa das fuselagens das aeronaves, ressignificando apenas os espaços internos. Em Stirling, no Reino Unido, um antigo helicóptero da Marinha britânica, modelo Sea King ZA 127 foi transformado em uma casa de férias no campo. Reservas e informações podem ser feitas pelo site mainfarmwigwams.com.

No Aeroporto Internacional de Teuge, na Holanda, o Vliegtuig Hotel funciona dentro de um avião Ilyushin 18, fabricado em 1960 e que serviu ao governo da Alemanha Oriental. Totalmente convertido, se tornou um apartamento espaçoso com suíte, sala de estar e jantar, cozinha, banheiro com jacuzzi e todo tipo de conforto tecnológico. As diárias partem de 425 euros. Mais detalhes no site: vliegtuighotel.com.

Notícias Relacionadas