Os segredos da fotografia aérea - Avantto
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Conheça a Avantto
  • Frota
    • EPIC E1000 GX
    • Legacy 500
    • Phenom 300
    • Phenom 100
    • AW 109
    • Esquilo B4 H130
    • Esquilo B3 H125
  • Produtos
    • Avantto Share
    • Avantto Single Ownership
    • Avantto Sales
  • Bases Operacionais
  • Avantto Lifestyle
  • Contato

Programas Avantto

  • EN
  • ES
  • PT-BR
Contato

Os segredos da fotografia aérea

22/01/24

Quer saber como tirar as melhores fotos durante o voo? Perguntamos a quem entende do assunto: Cássio Vasconcellos, fotógrafo especializado em imagens aéreas e autor de foto que já virou cartaz de filme em Hollywood. Acompanhe. 

Tempo de Leitura: 03 minutos

Por Avantto

Fotografia e aviação são paixões que movem muita gente, seja por lazer ou trabalho. No caso do paulistano Cássio Vasconcellos, a união das duas se tornou um modo de ganhar a vida há quase três décadas. Fotógrafo profissional desde 1981, ele se tornou piloto de helicóptero em 1995 exatamente para buscar novas perspectivas para o seu trabalho. Deu certo. Hoje, é um dos nomes mais reconhecidos internacionalmente quando o assunto é fotografia aérea. 

Com participação em mais de 200 exposições em todo o mundo, trabalhos em coleções permanentes do Masp, Biblioteca Nacional de Paris e Museum of Fine Arts em Houston (EUA), séries dedicadas exclusivamente ao tema (Aéreas #1 e #2, Coletivos #2) e livros como Brasil Visto do Céu (2017), Aeroporto (2015) e Praias Brasileiras (2022), Cássio teve uma de suas fotos – um ângulo vertiginoso, a 90 graus e 2 mil pés de altura, pendurado em um helicóptero sobre Nova York – escolhida para pôster oficial do filme “Inception”, com o astro do cinema Leonardo DiCaprio, em 2010. 

A busca por imagens deslumbrantes acima das nuvens o levou a participar de expedições aéreas intercontinentais a bordo de um helicóptero. Em 2011, ele decolou com um Bell 429 do norte dos Estados Unidos até São Paulo. Foram 12 dias de viagem, com direito a registros belíssimos das paisagens do meio oeste americano, Caribe e Amazônia.  

No ano seguinte, partiu de São Paulo rumo ao deserto do Atacama, no Chile, em cinco dias. O momento mais tenso foi a travessia de helicóptero da Cordilheira dos Andes, a 4 mil metros de altitude, por Mendoza, na Argentina. É o teto limite de voo sem que haja necessidade de suporte de oxigênio para tripulantes e passageiros. 

A seguir, o fotógrafo conversa com a Avantto sobre a carreira, a decisão de fazer fotos aéreas, os principais desafios técnicos e processo criativo para realizar os seus projetos, e dicas sobre como capturar imagens de qualidade durante o voo. 

Cássio Vasconcellos em ação para a série de imagens sobre o litoral brasileiro: fotógrafo premiado e com exposições em mais de 20 países. Crédito: Divulgação.

Avantto – Por que escolheu a fotografia aérea? 
Cassio Vasconcellos – Eu sempre fui apaixonado por helicópteros, desde a infância. Acabei fazendo um curso de pilotagem em 1995/96, quando tirei o meu brevê. Foi uma maneira de ficar mais próximo da aviação. Acabei fazendo amizade com pilotos e isso me ajudou depois, na fotografia, com voos de carona. Por isso, boa parte do meu trabalho publicado é formada por imagens aéreas. Como passei a voar bastante, ganhei uma nova perspectiva, vista de cima, da fotografia. 
 
Tenho cinco livros publicados no Brasil com este olhar, um só de São Paulo, outro só do Rio e um dedicado ao litoral brasileiro. Há mais quatro projetos em andamento e, se tudo der certo, começo a produzi-los neste ano. 

Avantto – Ser piloto ajuda de que forma a exercer este tipo de trabalho? 
Cássio – Quando estou em um helicóptero, por exemplo, o fato de saber pilotar ajuda muito: sei o que está acontecendo a bordo, entendo a língua do piloto e jamais peço algo que possa colocar em risco a segurança do voo. Antes de decolar, apresento um bom briefing ao piloto também, para ele saber o que eu quero fazer. Não é lá em cima que essa conversa deve ser feita porque o piloto tem outras coisas no que se concentrar, além do custo financeiro de se voar sem objetivos definidos. Isso é muito importante. 

Imagem sobre a piscina da Universidade de São Paulo (USP), capturada em 2007 para um livro de fotos sobre a capital paulista. Crédito: Divulgação.

Avantto – Como você define os temas dos trabalhos? 
Cássio – Muitas vezes, as fotografias não são programadas com um foco definido. É o que eu vejo durante o voo, a questão da surpresa e das descobertas. Isso é muito bacana. Em outros casos, já decolo com um objetivo definido para a foto. Então me preparo para aquela imagem, estudo a rota antes, pelo Google Earth, para saber o que posso encontrar pela frente. 

Avantto – Qual a dica para captar um momento perfeito durante um voo? 
Cássio – Depende do que se quer fotografar. Se for uma paisagem, o melhor é ao amanhecer ou no fim do dia, quando a luz está mais bonita. Por outro lado, se for um imóvel, por exemplo, é melhor perto do meio-dia porque não tem sombra grande. De qualquer forma, fotografar durante um voo sempre traz uma percepção muito interessante. 

Registro da cidade do Rio de Janeiro nas primeiras horas do dia: jogo de luz e sombra. Crédito: Divulgação.

Avantto – Que equipamento costuma usar? 
Cássio – Uma câmera 35mm com uma lente zoom. Isso é muito importante: ela ajuda a se aproximar do alvo que quer fotografar sem depender do movimento do helicóptero. E também não aconselho ficar trocando de lente durante o voo. Diminui o risco de alguma coisa cair e de se perder tempo, em caso de necessidade de retornar a algum ponto porque perdeu a oportunidade trocando a lente. 

Avantto – O que acha do drone para registro de imagens aéreas? 
Cássio – O drone é uma ótima ferramenta, eu utilizo para algumas coisas. Acho que são complementares: tem imagem que só dá para fazer possível por drone, outras que é melhor com helicóptero. Tem várias questões que podem definir qual recurso usar também: se há permissão de voo no lugar, se o objetivo é cobrir uma área muito extensa… neste caso, o helicóptero é imbatível. Outro dia, fotografei o litoral de São Paulo todo até Paraty, no Rio de Janeiro, de helicóptero. Se tivesse de fazer de drone, levaria uma semana. 

Pôster do filme “Inception” (A Origem, 2010), com Leonardo DiCaprio, e a imagem original, obtida por Cássio Vasconcellos em 2006. Crédito: Divulgação.

Avantto – Como aconteceu a foto usada para ilustrar o filme Inception (2010), com Leonardo DiCaprio? Cássio – Estive em Nova York em 2006 e sempre tive vontade de fazer uma fotografia forte da cidade, que não existia nos bancos de imagem: em um ângulo de 90 graus, de cima para baixo, com aqueles prédios imensos, com uma lente supergrande angular para realçar a sensação de vertigem. Foram três sobrevoos na cidade em um Esquilo, sem as portas e na altitude máxima permitida lá, que é dois mil pés. 
 
Quando chegamos ao ponto onde eu queria, uma região com muitos prédios, o piloto começou a rodopiar para o helicóptero ficar bem de lado e não aparecer os esquis enquanto fotografava. Foi um momento de muita adrenalina!  

O resultado foi uma imagem muito interessante. Eu a enviei por email a uma agência de fotografia e ela acabou sendo escolhida como um dos pôsteres do filme “Inception” (A Origem, na versão em português). Fiquei muito contente quando eu soube. O filme é muito bacana. 

Adrenalina! Fotógrafo se pendura no helicóptero para capturar imagens sobre os arranha-céus em Nova York. Crédito: Divulgação.

Avantto – Quais aeronaves já pilotou? E por que não seguiu carreira na aviação?
Cássio – Robinson 22 e 44. Não segui carreira porque não era a ideia: queria ter proximidade com a aviação e o conhecimento. Isso me ajudou muito para as fotografias que eu fiz.  

Avantto – Afinal, qual a sua maior paixão: aviação ou fotografia? 
Cássio – Olha, é difícil dizer: eu sou realmente apaixonado pelas duas coisas. No final, acho que é muita sorte ter uma ocupação que permite juntar essas duas paixões. Posso exercer a profissão de fotógrafo voando de helicóptero. 

Para saber mais do trabalho de Cássio Vasconcellos, suas séries, exposições e livros, acesse o site: cassiovasconcellos.com.br 

Compartilhar:

Sobre a Avantto

  • Marca e Cultura
  • Carreira
  • Relprev

Mundo Avantto

  • Imprensa
  • Avantto Lifestyle
  • Blog

Produtos e Serviços

  • Avantto Share
  • Avantto Single Ownership
  • Avantto Sales
  • Frota

Legal

  • Política de privacidade

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das últimas novidades, tendências, destinos e eventos que definem o lifestyle da aviação executiva.

    Cadastre-se e eleve sua jornada.


    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de todos os cookies.
    AceitarSaiba Mais
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR