A vida sobre as nuvens - Avantto
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Conheça a Avantto
  • Frota
    • EPIC E1000 GX
    • Phenom 100
    • Phenom 300
    • Legacy 500
    • Esquilo B3 H125
    • Esquilo B4 H130
    • Agusta AW 109
  • Produtos
    • Avantto Share
    • Avantto Single Ownership
    • Avantto Sales
  • Bases Operacionais
  • Avantto Lifestyle
  • Contato

Programas Avantto

Contato

A vida sobre as nuvens

23/10/23

No Dia do Aviador, conheça a história de dois pilotos da Avantto: a paixão por voar, a jornada até comandar uma aeronave e a rotina diária destes profissionais.

Tempo de Leitura: 04 minutos

Por Avantto 

Na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo de avião da história, diante de mais de mil pessoas. A bordo do 14-Bis, ele percorreu 60 metros em sete segundos e se tornou o primeiro ser humano a se deslocar acima do solo em um aparelho mais pesado que o ar durante um voo planado. 

Para marcar o feito na história, o governo brasileiro transformou a data no “Dia do Aviador”, em 1936. Uma homenagem a todos os homens e mulheres que pilotam aeronaves pelos céus do Brasil. 

Convidamos dois comandantes, Maurício Siqueira e Edison Costa, para contar um pouco de suas trajetórias, rotinas e da paixão por voar. Acompanhe os depoimentos: 

Edison Costa. Crédito: Arquivo Avantto

“Minha paixão por aviação começou ainda na infância, na cidade de São Leopoldo (RS), onde nasci. A reta de decolagem do aeroclube da cidade passava bem em cima da casa dos meus pais e aquilo despertou em mim o sonho de pilotar. 

Meu primeiro voo como piloto privado foi em março de 1970, em um “Paulistinha” (P56). Em dezembro, já estava formado como Instrutor de Voo. Como se dizia lá na época, eu era um ‘ratão de hangar’: vivia o dia inteiro dentro do aeroclube. 

Fiz curso de aviação agrícola e trabalhei dois anos com isso. É um tipo de voo que exige muito do piloto, por ter de voar perto do solo. Também fiz treinamento de voo acrobático. 

Em dezembro de 1973, entrei na antiga companhia Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, no Rio. Meu primeiro avião comercial foi o YS-11, o famoso ‘Samurai’: um turboélice de 60 lugares, fabricado no Japão. Nesta época, voava muito pela região amazônica: Manaus, Belém, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho… lembro das rotas até hoje. 

Fui do YS-11 direto para o Boeing 737-200, conhecido como ‘Braguinha’ no Brasil. Foi como comecei a minha carreira com a linha Boeing, que pilotei até os anos 1990, voando por toda a América do Sul. Então, a Cruzeiro do Sul foi comprada pela Varig e passei a voar nos DC-10. Depois, no MD-11, da Varig Log. 

Em 2008, com a parada da Varig Log, voltei para o mercado. No final de 2011, fiz meus primeiros voos como freelancer na Avantto. No início do ano seguinte, fui contratado oficialmente pela empresa.  

As principais diferenças entre aviação comercial e executiva, além das aeronaves, é o tempo de voo das missões. Nas linhas aéreas, você voa cerca de 850-900 horas por ano. São viagens mais longas. Na executiva, os trajetos são mais curtos e você acumula perto de 300 horas/ano. Mas o profissionalismo é o mesmo e a necessidade de se estar atualizado também. A aviação é muito dinâmica e isso demanda estudo, treinamento e testes em simuladores para acompanhar a evolução. 

Hoje, sou Chefe de Pilotos de Asa Fixa da companhia: cuido da escala dos pilotos, atuo no planejamento das missões com o Centro de Controle Operacional (CCO), acompanho as condições dos voos junto a área de segurança. E piloto também, ainda voo bastante. Enfim, vivo aviação 24 horas por dia. 

Não me imagino fazendo outra coisa da vida. Uma época, na juventude, eu até pensei em ser médico: era o sonho da minha mãe. Mas a aviação era o que eu gostava mesmo: é uma profissão movida a paixão.” 

Comandante Edison Costa 
+35 mil horas de voo 
Chefe dos Pilotos Asa Fixa – Avantto 

Maurício Siqueira. Crédito: Arquivo Avantto 

“Sou piloto de helicóptero desde 2000. Sempre fui muito apaixonado por aviação: quando garoto, via um helicóptero voando e me imaginava lá. Mas acabei ingressando na área muito tarde. Eu fiz faculdade de Marketing antes, trabalhei como contato comercial e, um dia, resolvi jogar tudo para o alto e fui buscar viver essa minha paixão pela aviação. Por isso, só comecei a voar com 30 anos. 

O primeiro voo foi em um R22, pequeno, só eu e o instrutor. O voo de batismo, quando você está sozinho – você, o helicóptero e Deus – é um dos momentos mais marcantes da carreira. 

Com o tempo, fui mudando de aeronave até chegar no Agusta. Ele é um outro patamar, um aparelho biturbina com instrumentos que requer muito mais aprendizado e atenção. Quando você está no comando de uma aeronave dessa, a sensação é muito boa. 

A rotina envolve a preparação do voo no dia anterior, analisando a localização e identificando os pontos de atenção. No dia da missão, você atualiza os dados de meteorologia, faz um pré-voo com a aeronave, abastece e parte para a viagem. 

A semana de trabalho é de seis por um, com essa folga sendo obrigatória. Uma vantagem em pilotar helicópteros é que, como os trajetos são mais curtos, você sempre volta para base. Ou seja, na maioria das vezes, você consegue dormir em casa. 

No geral, é uma profissão que exige estudar sempre: fazer cursos e treinamentos de reciclagem o tempo todo, tanto teórico, quanto prático. E precisa entender que você terá de renunciar a certas rotinas que são diferentes nas carreiras convencionais como, por exemplo, trabalhar eventualmente aos finais de semana e feriados. 

Já transportei muita gente interessante, de artistas, atletas e políticos. Lembro que, uma vez, fui buscar o tenista suíço Roger Federer em um hotel na região da Avenida Paulista e deixei-o em outro ponto da cidade, para um evento. 

O dia a dia do piloto de helicóptero traz momentos muito gratificantes. Muitas vezes, durante os voos, você se depara com cenas e momentos tão impressionantes, paisagens incríveis, que sua vontade é de compartilhar aquela emoção com a família e amigos.” 

Comandante Maurício Siqueira 
+8.500 horas de voo 
Chefe de Pilotos de Asa Rotativa 
Avantto 

Compartilhar:

Sobre a Avantto

  • Marca e Cultura
  • Carreira
  • Relprev

Mundo Avantto

  • Imprensa
  • Avantto Lifestyle
  • Blog

Produtos e Serviços

  • Avantto Share
  • Avantto Single Ownership
  • Avantto Sales
  • Frota

Legal

  • Política de Privacidade

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das últimas novidades, tendências, destinos e eventos que definem o lifestyle da aviação executiva.

    Cadastre-se e eleve sua jornada.


    selos
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de todos os cookies.
    AceitarSaiba Mais
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR