12/10/23

Quais os cuidados para viajar – de jatinho ou helicóptero – com crianças?

Para comemorar o Dia das Crianças, elaboramos uma série de dicas para quem pretende embarcar com os pequenos em aviões privados ou helicópteros, garantindo uma viagem mais confortável e segura. Confira.

Tempo de Leitura: 03 minutos

Por Avantto

Viajar com as crianças é sempre divertido: a expectativa da viagem, o encantamento delas durante o voo e a alegria da chegada, seja para um final de semana na praia ou curtir o mês de férias. Contudo, alguns cuidados podem ser tomados para tornar esta experiência ainda mais prazerosa para elas. 

Primeiro, é importante lembrar que a depender da origem/destino, as autoridades aeroportuárias locais podem requerer documentos que vão além do passaporte ou RG. Portanto, na hora de requisitar o seu voo privado, certifique-se do tipo de documentação que precisa carregar na mala. 

Nos voos da Avantto, não há idade mínima para o embarque de menores. Entretanto, dentro da aeronave, crianças até 2 anos incompletos podem ir no colo. A partir de então, a criança deve estar num assento da aeronave. Para isso é importante usar aquelas cadeirinhas tipo “bebê-conforto”. Ela deverá ter obrigatoriamente o selo de aprovação para uso em aeronaves, como no exemplo abaixo, e deve estar presa ao assento para poderem voar. Esta confirmação é importante para garantir a segurança e conforto das crianças a bordo. 

Passada a burocracia, os lanchinhos de bordo. Sim, porque elas costumam ter fome o tempo todo. Então, snacks e lanches leves são recomendados – e também podem ser solicitados no agendamento da aeronave. No caso de bebês, leite, frutas e papinhas podem ser embarcadas. A quantidade depende do bom senso, para não ocupar espaço desnecessariamente. 

Muito importante: beber água. Ela serve não apenas para hidratar o corpo durante o voo, mas ajuda muito para amenizar o efeito da pressão nos ouvidos que tanto irritam as crianças, principalmente na hora do pouso ou da decolagem. 

Neste caso, mascar um chiclete ou forçar um bocejo são outras alternativas. A manobra Valsalva – aquela em que inspiramos, seguramos o ar, tapamos o nariz com a mão e soltamos a pressão – também pode colaborar. 

Uma boa dica é baixar antes do voo, no celular ou tablets, vídeos e filmes para assistir durante o trajeto. O uso de aparelhos eletrônicos só é permitido nas aeronaves da Avantto em algumas fases do voo, por conta do risco de interferência que podem causar nos instrumentos a bordo. Consulte os pilotos em caso de dúvidas, mas outra opção é levar livros de atividades como pintura e curtir o visual lá de cima. 

Boa viagem, turma! 

Notícias Relacionadas