28/08/23

A capital de São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo

De acordo com dados Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a capital paulista é a única cidade do mundo que possui tráfego aéreo exclusivo para helicópteros, liderando o mercado de aviação executiva na América Latina, à frente de países como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile.

O movimento é tão intenso que a Força Aérea criou um sistema inédito para garantir a segurança desses tráfegos. São Paulo é a única cidade do mundo que possui um controle de tráfego aéreo exclusivo para helicópteros.

O Brasil conta com uma frota de mais de 2 mil helicópteros. O levantamento da a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ainda destaca que a só a capital paulista conta com mais de 410 aeronaves, onde são realizados cerca de 2200 pousos e decolagens todos os dias. Sendo assim, São Paulo tem as maiores frotas de helicópteros do mundo, seguido de Nova York, Tóquio, Rio de Janeiro, Londres, Belo Horizonte, Santiago, Cidade do México, Bogotá e Pequim.

A Avantto, empresa líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas, colabora para esses grandes números. Só em 2022, foram 3307 horas voadas, sendo 2331 em São Paulo.

Com mais de onze anos no mercado brasileiro, a Avantto já se tornou uma das maiores do setor na aviação privada. Com um portfólio de aproximadamente 450 usuários ativos, faz cerca de 1.400 decolagens mensais (jatos e helicópteros) e alcança média de 6.000 horas de voo anuais. 

A Avantto possui quatro tipos de aparelho de asa rotativa no pool de compartilhamento:  

Colibri H120 – até 04 passageiros, alcance de 700 km;

Esquilo B3 H125 – até 05 passageiros, alcance de 695 km; 

Esquilo B4 H130 – até 06 passageiros, alcance de 665 km; AW 109 Power – até 06 passageiros, alcance de 825 km.

Notícias Relacionadas