26/10/22

Como se tornar um piloto de jato executivo?

Cursos, exames, conteúdos. O que é preciso fazer para ser capacitado a pilotar os jatos privados mais incríveis do mundo? E quanto ganha um piloto profissional? Descubra tudo a seguir.

Tempo de leitura: 04 minutos 

Por Avantto

Ser piloto de avião é um sonho que acompanha muita gente desde a infância. Poder voar como os pássaros, sobre as nuvens, e ver o mundo lá do alto, cruzando os céus e continentes. Mas, para alguns, este desejo vai muito além da imaginação: é um projeto de carreira profissional. 

Para se tornar um piloto de jatos executivos, por exemplo, é preciso cumprir uma série de requisitos prévios e obter habilitações específicas, exigidas pelos órgãos aeroviários, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). São cursos, exames médicos, provas práticas e teóricas, acúmulo obrigatório de horas de voo e treinamentos específicos conforme a aeronave. 

Quanto aos custos de todo o processo de formação, eles variam conforme a escola de aviação e o nível de graduação pretendida. Já a respeito da remuneração pós-habilitação também pode oscilar. De acordo com o mercado, um piloto de jato executivo pode receber entre R$ 10 mil e R$ 50 mil mensais. No caso de pilotos exclusivos, aqueles que servem a apenas um cliente, os vencimentos podem chegar a R$ 80 mil (a depender do modelo da aeronave). 

A seguir, acompanhe o passo a passo para quem busca tornar essa paixão em uma profissão. Utilizamos como base as informações do Aeroclube de São Paulo, uma das mais tradicionais escolas de aviação do Brasil. 

1º Passo: Curso de Piloto Privado 

Esta é a formação básica para quem almeja se tornar piloto de avião profissional. Além da parte teórica, o aluno testa seus conhecimentos na prática, em exercícios com instrutor e solo. Em geral, as aulas são realizadas em monomotores. Ao final, o aluno aprovado fica habilitado para pilotar aeronaves apenas para fins de lazer. 

  • Requisitos: idade mínima de 16 anos (*) e ter completado ou estar cursando o ensino médio; 
  • Exame médico: o candidato deve passar por exames físicos e médicos em hospitais ou clínicas credenciadas pela ANAC, com cobrança de taxa. Portadores de doenças graves ou crônicas tendem a não serem aprovados nesta fase; 
  • Tempo de duração: 04 meses (teórico + prático); 
  • Conteúdos gerais: Na parte teórica, matérias como navegação de voo visual, teoria de voo, meteorologia, regulamentos de tráfego aéreo e conhecimento técnico de aeronaves. Na parte prática, instruções de solo, manobras básicas no ar, aproximação, pouso e decolagem, voo por contato visual (VFR) e por instrumento (IFR), voo noturno; 
  • Horas de voo acumuladas: 43h média. 
    (*) Para as aulas práticas, será exigida idade mínima de 18 anos. 

2º Passo: Curso de Piloto Comercial 

Este conteúdo capacitará o Piloto Privado a exercer a sua paixão como uma profissão. Envolve treinamento teórico e prático, com aulas inclusive em aviões multimotor e habilitação para pilotagem por instrumentos (IFR), essencial para voos noturnos ou em condições climáticas adversas. 

  • Requisitos: idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e ser portador da licença de Piloto Privado; 
  • Exame médico: apresentar exame médico de 1ª classe; 
  • Tempo de duração: 04 meses (teórico + prático); 
  • Conteúdos gerais: conhecimentos técnicos sobre motores; aerodinâmica; navegação por instrumentos (IFR); voo noturno; aulas em multimotor; medidas de segurança de voo; normas da Aviação Civil, do Tráfego Aéreo e da profissão de aeronauta; meteorologia;  
  • Horas de voo acumuladas: 130h média 

3º Passo: Curso para Instrutor de Voo 

Esta etapa serve como consolidação de todos os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas formações para Piloto Privado e Piloto Comercial. Auxilia também no acúmulo de horas que são requisitadas por muitas empresas no momento da seleção de pilotos.  

  • Requisitos: idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e apresentar licença de Piloto Comercial; 
  • Exame médico: apresentar exame médico de 1ª classe; 
  • Tempo de duração: 02 meses (teórico + prático); 

Somente a partir do cumprimento destas três etapas é que o piloto passa a ter condições de disputar uma vaga como profissional nas grandes empresas de aviação. No caso dos jatos executivos, é necessário ainda um treinamento extra de adequação ao equipamento que será voado. Este conhecimento é obtido em simuladores e junto aos próprios fabricantes das aeronaves. 

Para maiores informações, acesse o site do Aeroclube de São Paulo: aeroclubesp.com.br

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