04/11/22

O futuro da aviação

Na 75ª edição da NBBA-BACE, a feira de aviação realizada em Orlando (EUA), mobilidade aérea urbana, sustentabilidade e inovação foram os assuntos em destaque. Acompanhe.  

Tempo de leitura: 03 minutos

Por Avantto

Novas tecnologias de voo, mobilidade elétrica aérea urbana e adoção de estratégias mais sustentáveis para a redução das emissões de carbono do setor. Estes foram os temas centrais que dominaram a agenda da 75ª Business Aviation Convention & Ehxibition, promovida pela National Business Aviation Association (NBAA) em Orlando, Flórida (EUA), entre os dias 18 e 20 de outubro. 

O evento é considerado o maior do mundo e foi realizado no Orlando Executive Airport e no Orange County Convention Center, que receberam juntos mais de 21 mil visitantes e 800 expositores. Segundo autoridades de Orange County, a feira movimentou US$ 51 milhões na economia local. 

“O futuro da aviação será baseado na sustentabilidade, inovação, segurança e no desenvolvimento de talentos para a indústria”, afirmou Ed Bolen, CEO e Presidente da NBAA. 

EVTOL 
No pavilhão Emerging Technology Zone, startups e desenvolvedores apresentaram os seus projetos de veículos elétricos de decolagem e pouso verticais – EVTOL. Um deles foi o Supernal, da Hyundai. 

Com cabine para cinco ocupantes (quatro passageiros e um piloto) e propulsor da Rolls-Royce, o carro-voador da fabricante sul-coreana deverá entrar em operação em 2028.

O tema da mobilidade aérea urbana também integrou um dos painéis no centro de convenções. Para o piloto e professor de Direito Aeronáutico, Jason Lorenzon, da Universidade de Ohio, a aviação executiva deve ser a primeira a adotar estes táxis aéreos em suas frotas. 

“Os EVTOLs serão muito usados para transportar passageiros destas empresas até os aeroportos, seja na primeira ou última milha”, declarou o palestrante. 

Sustentabilidade 

Outra pauta bastante debatida em Orlando, a sustentabilidade na aviação executiva é tida como essencial para o futuro do setor. A meta sugerida pela NBAA aos fabricantes, fornecedores de combustíveis e operadores aéreos é a eliminação completa das emissões de carbono até 2050. 

Neste sentido, a brasileira Embraer levou para o evento três dos seus jatos médios mais vendidos em todo o mundo – Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600. Detalhe: todos voaram com combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês).

Outras empresas apresentaram soluções para a cabine das aeronaves. A Textron, por exemplo, trouxe o novo modelo Cessna XLS Gen2 com o interior todo revestido de algodão e compostos reciclados.

Lançamentos 

A mesma Embraer aproveitou a feira em Orlando para apresentar aos jornalistas presentes um conceito ultramoderno de um jato autônomo. Da categoria midsize e com três ambientes, o projeto sugere propulsão na cauda em V, sem motores nas asas como é tradicional. O mais importante: dotada de inteligência artificial, a aeronave futurista voaria sem piloto, sendo 100% autônoma.

Top Gun 
Uma das atrações do evento na Flórida foi a presença da atriz Monica Barbaro, uma das atrizes do filme “Top Gun: Maverick”. Ao lado do pilotos Frank Weisser, da empresa Blue Angels, e Kevin La Rosa II, consultor técnico do filme, eles contaram como foram feitas as cenas de combate aéreo do longa metragem, estrelado pelo astro do cinema, Tom Cruise. 

Para saber mais detalhes da NBAA-BACE 2022, acesse: nbaa.com 

Notícias Relacionadas