06/06/23

Tudo sobre a EBACE 2023

A feira de aviação executiva mais importante da Europa foi marcada por análise do mercado global, lançamentos de novos modelos e atualizações quanto ao desenvolvimento dos EVTOLs. 

Tempo de leitura: 5 minutos

Por Avantto 

Perspectiva positiva de mercado, lançamento de aeronaves e avaliação do desenvolvimento dos “carros voadores” – o EVTOL (Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical) dominaram os três dias da EBACE (European Business Aviation Convention & Exhibition), realizada entre os dias 23 e 25 de maio, na Suíça.                         

Mas o que é EBACE? Trata-se da principal feira de aviação executiva da Europa, que acontece todos os anos em Genebra, na Suíça. Na edição 2023, foram mais de 300 expositores posicionados no centro de exposições Palexpo e cerca de 50 aeronaves em exposição na pista do aeroporto internacional da cidade. 

Quanto ao futuro do setor, a despeito da pressão externa ao mercado e um leve declínio nas vendas, os analistas presentes no evento enxergam 2023 com otimismo. De acordo com o Diretor-Geral da WingX, Richard Koe, o tráfego aéreo privado entre Europa e Estados Unidos permanecerá a níveis mais altos do que a média verificada em 2019. O executivo destacou também um aumento no total de cidades que atendem ao segmento em todo o continente europeu. 

O mercado de aviação privada tem se mostrado mais resiliente diante das oscilações econômicas em comparação a outros períodos. Para os analistas do segmento, houve uma mudança estrutural no setor a partir da pandemia, consolidando um novo patamar – seja quanto às transações de compra e venda de aeronaves, ou sobre o volume de voos. Entre 2018 e 2023, a demanda de fretamentos em toda a Europa cresceu 10%.

NOVIDADES
O evento em Genebra foi marcado por uma série de lançamentos de aeronaves, como o novo Cessna Citation Ascend, da Textron Aviation, e a estreia do ACJ TwoTwenty, da Airbus Corporate Jets. 

A Bombardier apresentou pela primeira vez o Challenger 3500. O modelo combina conforto extremo, alta performance e baixo impacto de emissões de carbono. No interior da cabine, conectividade por iridium, controle de voz sobre determinadas funções, carregadores sem fio e monitores 4K de 24 polegadas. A cabine, aliás, recebeu vários prêmios, incluindo o “Best of the Best” no Red Dot Awards for Product Design, em 2022.

O G800, da Gulfstream, também fez seu primeiro voo intercontinental para o evento, entre os Estados Unidos e a Suíça. O jato para até 19 passageiros tem autonomia de 12,9 mil quilômetros voando a 1.100 km/h. A Embraer levou ao show o Phenom 300E, jato leve mais vendido do mundo há 11 anos, e dois modelos Praetor – 500 e 600. 

EVOLUÇÃO DOS “CARROS-VOADORES” 
Desenvolvedores de veículos de mobilidade aérea urbana (UAM) debateram sobre cronogramas, prazos e linhas de financiamento para que os EVTOLs se tornem realidade até o final da década. 

Dentre os desafios do momento estão a realização da certificação dos aparelhos, a verticalização da produção de todos os componentes por parte dos fabricantes, o ambiente regulatório e a rapidez com que o EVTOL estará disponível para uso público.  

No painel “Cleared for Takeoff: The Flight Plan for eVTOLs”, os palestrantes concordaram que esta nova modalidade terá um crescimento gradual no mercado, não uma transformação total da noite para o dia. Os “carros-voadores” deverão auxiliar no transporte de passageiros nas grandes cidades como também auxiliar nas localidades onde não haja nenhum tipo consistente de mobilidade. 

A Avantto também aposta na transformação da mobilidade aérea. A companhia é parceira da Eve – spin off da Embraer para o segmento – no desenvolvimento do novo ecossistema de voo nas principais cidades brasileiras. Firmou também um acordo de compra de 100 EVTOLs para entrega em 2026. 

A EBACE volta a movimentar Genebra entre os dias 28 e 30 de maio de 2024. 

Notícias Relacionadas